Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
A cápsula se desacoplou a cerca de 75 quilômetros de altitude e continuou subindo até ultrapassar a Linha de Kármán, 100 quilômetros acima do nível do mar

Jeff Bezos vai ao espaço e supera Richard Branson

Publicado em 20/07/2021, por RK Motors

A cápsula se desacoplou a cerca de 75 quilômetros de altitude e continuou subindo até ultrapassar a Linha de Kármán, 100 quilômetros acima do nível do mar

 

jeff-bezos-vai-ao-espaço

 

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo e fundador da Amazon foi mais um bilionário a ir para o espaço com recursos próprios. O feito aconteceu nesta terça-feira (20), em um voo autônomo, ou seja, sem a necessidade de pilotos.

 

Ao lado de outros três passageiros, incluindo seu irmão Mark, o magnata embarcou no veículo suborbital New Shepard, de sua empresa Blue Origin, e chegou a uma altitude de 100 quilômetros, quase 20 a mais do que seu rival nessa corrida espacial dos bilionários, Richard Branson.

 

Além dos irmãos Bezos, estavam a bordo da cápsula, a pioneira americana da aviação Wally Funk, de 82 anos, e o holandês Oliver Daemen, 18, que se tornou a primeira pessoa a ir ao espaço com um bilhete comprado. Funk e Daemen também se tornaram, respectivamente, a mais velha e o mais jovem na história a cruzarem a fronteira espacial.

 

O lançamento  da New Shepard foi tradicional, realizado na vertical e com auxílio de um foguete. Já o de Branson foi ao espaço em uma nave levada inicialmente por um avião. A cápsula se desacoplou a cerca de 75 quilômetros de altitude e continuou subindo até ultrapassar a Linha de Kármán, 100 quilômetros acima do nível do mar.

 

Para a maior parte das organizações internacionais, essa linha imaginária delimita a fronteira espacial, apesar dos EUA considerarem  que o espaço inicia a 80 quilômetros de altitude, patamar alcançado por Branson com a VSS Unity, da Virgin Galactic, no dia 11 de julho.

 

Tanto o foguete quanto a cápsula New Shepard pousaram em segurança em um deserto no Texas, concluindo um voo que durou menos de 10 minutos e meio. Assim como Branson, o fundador da Amazon também tem a intenção de  explorar o turismo espacial.

 

Os dois voos foram os chamados suborbitais, ou seja, sem velocidade suficiente para escapar da gravidade da Terra. Por hora, segue-se aguardando o terceiro concorrente nessa corrida, o bilionário Elon Musk, da SpaceX, que usa foguetes orbitais e já levou astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS).

 

Vídeo





LEIA MAIS: