Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Apesar de ser um dos menores países da Europa, tem uma economia próspera. Como se faz?

Luxemburgo se torna o primeiro país com transporte gratuito

Publicado em 07/05/2021, por RK Motors

Apesar de ser um dos menores países da Europa, tem uma economia próspera. Como se faz?

Luxemburgo é o primeiro país a oferecer transporte público gratuito. O plano faz parte da iniciativa do país de manter o máximo possível de carros particulares fora das estradas. 

Apesar de Luxemburgo ser um dos menores países da Europa e do mundo, tem uma economia próspera que o torna um centro de visitantes para as nações vizinhas. 

Os estrangeiros chegam diariamente de seus vizinhos Bélgica, Alemanha e França, causando grandes engarrafamentos nas estradas.

Tire os carros particulares da estrada

Luxemburgo é um país que mal chega a  600.000 habitantes, porém, de outras nações chegam diariamente várias pessoas para trabalhar lá.

Estima-se que um total de 214 mil pessoas cheguem diariamente  de outros países  para trabalhar no pequeno país.

A iniciativa de Luxemburgo em oferece transporte público totalmente gratuito, independentemente da classe social e nacionalidade, é estar procurando assim tirar o maior número possível de carros particulares das estradas.

Os  73% dos viajantes que entram em Luxemburgo o fazem de carro.  Como resultado, quase metade das emissões de carbono do país vêm do transporte de automóveis.

O transporte público gratuito será uma das ferramentas mais importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Luxemburgo é um grande investidor em energia verde

Mas Luxemburgo também é uma nação com investimentos significativos em energia verde.  Em 2018, aumentou sua produção de energia renovável em até 35%, atingindo 605  gigawatts, o  equivalente a 9,25% do consumo nacional.

Mas esta gestão do transporte público gratuito não é nova para o Luxemburgo. No mesmo ano,  um significativo investimento de 10 anos de 3,9 bilhões de euros começou em ferrovias totalmente elétricas e frotas de ônibus que estarão em plena operação até 2030. 

Um investimento tão grande e uma mudança radical não acontecem da noite para o dia, mas devem ser feitos gradualmente.

Os cidadãos e visitantes podem agora usufruir deste serviço gratuito. Embora certamente aqueles que desejam continuar viajando com mais conforto, podem continuar viajando em primeira classe assumindo seus custos.

Vista de uma das ruas de Luxemburgo.  (Foto: ecoosfera)

Vista de uma das ruas de Luxemburgo. (Foto: ecoosfera)
pais luxemburgo (Foto: ecoosfera)
(Foto: ecoosfera)



LEIA MAIS: