O Detran (Departamentos Estaduais de Trânsito) está entre os órgãos que viveram essa transformação, devido ao fechamento dos pontos físicos no ano passado, a disponibilização dos documentos dos veículos continuou sendo necessária e portanto passou a ser virtual, eliminando os documentos impressos.
Hoje, a renovação ou uma nova solicitação do registro e licenciamento ou transferência do veículo, além de ser 100% online, o documento gerado também será digital.
Quem tem as versões físicas que ainda estão valendo, como o licenciamento que fica válido até a data de sua expiração, deve mantê-las, assim como o documento de transferência que não possui data de validade.
Como funciona o CRLV digital?
Pagar e requerer um licenciamento não mudou. Mas agora, com o débito em dia, o documento digital terá validade e poder ser acessado através do app Carteira Digital de Trânsito (CDT). Quando se insere o Renavam no app, o documento é mostrado na tela.
Através do site do Denatran também será possível acessar o CRLV e ainda, para os que preferirem ter o documento em mãos, imprimi-lo, e tê-lo com o mesmo valor legal da versão digital.
No caso de situações como vendas ou transferência do veículo, será necessário emitir um ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo digital), que substituiu o antigo DUT (Documento Único de Transferência) no início deste ano.
O procedimento é bem parecido com o do DUT, mas depois de passar pelo Detran, será preciso requerer a ATPV-e pelo site do Detran da sua localidade, que será emitida no lugar e usada para o reconhecimento de firma em um cartório, pelos envolvidos na compra e venda.
NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:
• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!