Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Na Holanda, um robô autônomo utiliza Inteligência Artificial (IA) para limpar todas as bitucas das praias.

Praias terão robô autônomo para recolher bitucas de cigarro

Publicado em 21/07/2021, por RK Motors

Na Holanda, um robô autônomo utiliza Inteligência Artificial (IA) para limpar todas as bitucas das praias.

 

robo que recolhe bitucas de cigarro com IA - rkmotors

 

Edwin Bos e Martijn Lukaart criaram o BeachBot (BB), o robô de quatro rodas que é capaz realizar o mesmo que um ser humano, ou seja, identificar, recolher e descartar bitucas de cigarros em uma lixeira.

 

O robô ainda é um protótipo em desenvolvimento, mas foi criado com o objetivo de manter as praias limpas.

 

IA no robô

 

De acordo com os inventores do BB, ele é capaz de coletar um cigarro e ter certeza de aquilo é um pequeno resíduo,  descartando-o em uma lixeira. Caso o robô não reconheça o objeto, ele envia uma imagem para que uma pessoa realize o comando de recolher ou não o objeto encontrado.

 

Todo o processo de reconhecimento de imagem do BB acontece através de um algoritmo de aprendizado de máquina (Machine Learning).

 

Ainda em desenvolvimento, os criadores pretendem entregar um robô mais robusto em suas próximas versões.  E nessa etapa de experimentos, os inventores tem buscado aprender não só como melhorar o hardware, como também software do BB.

 

Meio ambiente e as bitucas de cigarro

 

Mais de 4,5 trilhões de bitucas de cigarros são jogadas em espaços públicos por ano aproximadamente, mas levam mais de 14 anos para se decompor.

 

Além da longa decomposição, quando entram em contato com o mar, as bitucas liberam microplásticos e resíduos químicos.

 

Esses resíduos prejudicam à vida aquática, e em mudanças de maré, pode poluir muitos litros de água. Entre as substâncias tóxicas, encontradas estão a nicotina, o arsênico, o chumbo e pesticidas.

 

Já os responsáveis pelos microplásticos na água do mar são os filtros de cigarros, quando se decompõe posteriormente. Além disso, o filtro de cigarro descartado e quebrado eventualmente, libera todas as substâncias citadas anteriormente no solo ou na água.

 




LEIA MAIS: