Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
O Guia Michelin anunciou mês passado que excepcionalmente este ano, não irá distribuir as cobiçadas estrelas para os famosos restaurantes brasileiros.

Prêmios da gastronomia tem ranking de formato alterado

Publicado em 08/09/2021, por RK Motors

O Guia Michelin anunciou mês passado que excepcionalmente este ano, não irá distribuir as cobiçadas estrelas para os famosos restaurantes brasileiros.

 

prêmios da gastronomia - guia michelin - rk motors

Imagem: freepik

 

A causa? A Pandemia! De acordo com a organização, a limitação de viagem dos jurados, junto com as restrições impostas aos estabelecimentos, impediu uma avaliação capaz de distinguir os melhores nos últimos meses.


A decisão não causou nenhuma surpresa e acontece em meio às consequências persistentes do coronavírus. No anúncio do diretor Internacional dos Guias Michelin, Gwendal Poullenec, as experiências são avaliadas in locco, observando critérios como qualidade de ingrediente, domínio de técnica e sabores. 

 

Mudanças necessárias

 

O The World’s 50 Best Restaurants também fez adaptações. Em 2020, não aconteceu.  Mas, o grupo fez atividades de apoio para angariar fundos e ajudar os negócios. Segundo o chairman do prêmio e responsável por montar o júri para a premiação na América Latina, o jornalista gastronômico Josimar Melo, a solenidade de premiação será no dia 5 outubro, de forma híbrida.

 

“A avaliação mundial já tinha si­do feita antes da pandemia, por mais de mil pessoas espalhadas no mun­do inteiro. No entanto, a organização achou descabida a entrega do prêmio no segundo semestre, com muitos restaurantes fechados lu­tando para sobreviver. Agora, a­tualizamos com o júri o voto do ano passado, dando a chance de fazer correção ou mesmo saber se algum endereço fechou”, explica Josimar.

 

Segundo ele, os critérios são simples. “Há eleição dos dez melhores restaurantes visitados nos últimos meses de votação. Não tem uma lista de quesitos, como criatividade e apresentação de pratos, e sim uma consideração de experiência. Há uma porcentagem de chefs e cozinheiros, foodies e não profissionais, na mesma quantidade de homens e mulheres, que fazem essa análise de forma anônima”, explica, com a expertise de quem, por 25 anos, publicou o Guia Josimar com os melhores de São Paulo.  

 

Movimentando o mercado gastrô

 

Após 17 anos, a Revista Praze­­res da Mesa, fez uma premiação diferenciada. As escolhas da redação agraciaram a “cervejaria do ano”, a “vinícola do ano” e a “personalida­de da gastronomia”. Segundo o e­di­tor Ricardo Castilho, as categorias trabalham um consumo que não dependeu da pandemia.

 

“Não foi possível darmos o prêmio para os ‘Melhores da Gastronomia’, que fazemos todo ano, porque não tivemos como avaliar o trabalho de um chef, que concentrou seus esforços para fazer o seu restaurante sobreviver”, detalha Castilho.

 

Rankings Importantes da gastronômia

 

Desde 1920, quando o guia Michelin passou a ser vendido com dicas de restaurantes franceses, diversas outras listas apareceram, chegando ao Brasil. Por aqui, temos o Guia 4 Rodas e a Veja Comer & Beber.  “Esse é um serviço útil ao consumidor. Tem países na Europa com ótimos lugares espalhados em pequenas cidades, se não tiver quem aponte para elas”, defende Josimar Melo.

 

Para o chef Jun Sakamoto, que tem uma estrela Michelin no seu restaurante homônimo em São Paulo, muito conhecido  pela originalidade em cozinha e salão, esses prêmios são considerados muito importantes, mas eles foram mais no passado, quando a mídia ainda estava limitada a alguns canais. “Hoje, com a mídia social, onde todo mundo consegue falar a respeito e atingir o público, sem que seja um profissional da área, como um influenciador importante, também tem relevância na escolha do público”, explica.

 

Para Sakamoto, o restaurateur não pode tocar o negócio em função dessa mídia. “Isso tem que ser uma consequência e não uma causa”, completa.

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 



LEIA MAIS: