Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Novo jeito de ter um carro está cada dia mais popular no Brasil, segundo levantamento da SimilarWeb

Procura por carro por assinatura dispara em 2021. Motivo: falta de peças

Publicado em 24/06/2021, por RK Motors

Novo jeito de ter um carro está cada dia mais popular no Brasil, segundo levantamento da SimilarWeb

carro por assinatura localiza - rk motors

Imagem: Exame

 

Fábricas paradas e falta de peças no setor automotivo estão trazendo força para um novo cenário no Brasil: o carro por assinatura. Segundo um levantamento realizado pela SimilarWeb -  empresa de inteligência do mercado que fornece dados de monitoramento e comportamento online, entre os meses de janeiro e maio de 2021, a procura na internet pelo termo “carro por assinatura” aumentou 457,9%, quando comparado ao mesmo período no ano passado.

 

Chamado de Carsharing, o carro por assinatura ou aluguel a longo prazo vem se consolidando no País nos últimos dois anos. Nesse novo formato o consumidor tem algumas opções para ter o carro “próprio”. Ao invés de comprar, o consumidor aluga por um, dois ou três anos o mesmo modelo e o devolve no final do contrato, podendo renovar a assinatura com o mesmo carro ou outro. Em alguns casos é possível até mesmo comprar o veículo ao final do negócio.

 

Outro indício de que os consumidores andam mais interessados na modalidade é o fato de que na categoria aluguel de carros, a busca pelo termo “carro por assinatura” é a mais procurada, acima de “alugar carro” ou mesmo “aluguel de carro”.

 

Confira abaixo os termos mais buscados na categoria aluguel de carro, de acordo com o estudo da Similarweb:

 

Top 10 termos mais buscados

entre janeiro e maio de 2021 

   Quantidade de buscas

1. carro por assinatura 

   91.500 

2. alugar carro

   31.400

3. aluguel carro

   30.400

4. aluguel carros

   21.100

5. assinatura de carros

   18.500

6. aluguel mensal de carros

   14.300

7. aluguel anual de carros 

   13.500

8. carro assinatura 

   12.000

9. locadora de carros

   9.100

10. webcorp

   8.700

 

De acordo com Rafael Consoni, gerente de vendas da Similarweb, a falta de matéria-prima e peças que as montadoras estão enfrentando, tem dificultado a compra de carros novos. Esse cenário também atinge a procura por aluguel de veículos.

 

A popularização do carro por assinatura já é fato, inclusive a busca pelo termo “aluguel anual de carros” registrou aumento de 135% de abril para maio deste ano. No mesmo período o termo “aluguel mensal de carros” caiu para 9,6%.

 

Para Consoni, os números podem indicar uma mudança na percepção do consumidor, onde o carro passa a ser visto mais como um serviço, do que como um bem material.

 

 “Outro ponto é o investimento que a aquisição de um veículo novo demanda. Ou seja, são diversos fatores que podem justificar essa mudança gradual de comportamento e, por consequência, uma adequação do mercado a esses clientes”, pontua.

 

Atentas ao novo cenário, grandes montadoras como Fiat, Jeep, Volkswagen, Renault, locadoras, como Movida, Localiza e Unidas, e até mesmo seguradoras como a Porto Seguro, seguem de olho no crescimento da demanda e oferecem a opção de carros por assinatura aos consumidores.

 

Aluguel de carros

 

O estudo realizado pela Similarweb mostrou ainda que a número de visitas aos sites de aluguel de carros saltou de 7,7 milhões para 12 milhões, entre abril e maio deste ano, o que representa um aumento de 56,5%.  Durante a análise foram considerados 152 sites do Brasil e acessos via desktop e mobile. Entre os meses de janeiro e maio, o aumento foi de 8,4%.

 

A análise da Similarweb incluiu toda a busca por aluguel de carros e visitas aos sites do segmento sem considerar qual o tipo de aluguel. Mas segundo Consoni uma das modalidades, pode ter impulsionado esse aumento.

 

“A retomada gradual do turismo e das atividades econômicas como um todo são alguns fatores podem ajudar a explicar esse salto. Com o avanço da vacinação, muitas pessoas têm optado por viagens curtas, em território nacional”, explica.

 

Site de agências de turismo online, as OTA (Online Travel Agencies), como Kayak, Decolar.com, Expedia, SkyScanner e outras também mostraram retomada nas buscas de veículos.  “As pessoas alugam enquanto estão visitando um novo lugar durante férias, por exemplo”, pontuou Consoni.

 

A procura por carros nesses sites cresceu de 75,3%, entre abril e maio de 2021, passando para 229,3 mil. Entre março e janeiro deste ano, as visitas totalizaram 462,5 mil, ou seja, 56,2% abaixo do observado no mesmo período do ano passado. Logo, considerando abril e maio é nítida o aquecimento na procura. No entanto é preciso ressaltar que os dados de 2021 tem influência da pandemia no setor de aluguel e de turismo.

 

As visitas em sites de OTAs, no acumulado de janeiro a maio de 2020, no quesito procura por aluguel de carros foi de 1,2 milhão, enquanto em 2021 foram de 692 mil, 41,8% a menos no mesmo período.

 

De acordo com Cosoni essas empresas trabalham com a sazonalidade do setor e geralmente nos meses de férias como dezembro e janeiro é que acontece os picos por buscas em sites de OTAs. “De 2019 para 2020, o fluxo aconteceu conforme o esperado, enquanto na virada deste ano isso não aconteceu”, conta.

 

Entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020, as visitas em sites a partir do termo aluguel de carros foram de 1 milhão, já entre dezembro de janeiro de 2020 para 2021 o número despencou para 445,4 mil.

 

 “O temor da segunda onda se aprofundou bem no período de férias, o que provavelmente impactou essas buscas – com menos pessoas viajando”, complementa Consoni.

 

Vídeo





LEIA MAIS: