Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Infelizmente muitos condutores não têm o hábito de fazer a revisão automotiva. O que muitas vezes resulta em prejuízos financeiros ou acidentes de trânsito.

Quais itens são verificados na revisão automotiva?

Publicado em 20/08/2021, por RK Motors

Infelizmente muitos condutores não têm o hábito de fazer a revisão automotiva. O que muitas vezes resulta em prejuízos financeiros ou acidentes de trânsito.

 

revisao automotiva - rk motors

 

Como no Brasil temos alguns furos na fiscalização de veículos, fica a critério e bom senso do motorista e dono do veículo fazer as revisões para garantir que seu veículo está seguro para ele e para o trânsito.

 

Por isso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender melhor quando fazer a sua revisão automotiva. Além de dicas com os principais pontos de atenção para não deixar passar nenhum detalhe.

 

Quais itens são verificados na revisão?

 

revisao automotiva - rk motors

 

Em uma revisão automotiva a quilometragem rodada é o tempo de "vida" do seu carro, ou seja, se ele é novo, seminovo etc., influenciam nos pontos de atenção de cada veículo.

 

Mas existem alguns pontos incomum e que precisam ser olhados e as vezes trocados a cada revisão.

 

1. Bateria

 

Costuma ser comum deixar passar a revisão da bateria do veículo. No entanto, como essa peça não dá sinais de estar necessitando de uma troca é bom sempre estar atento e buscar verificar a cada revisão, para não correr o risco de sofrer uma pane elétrica.

 

2. Luzes e sistema elétrico

 

Outro componente importante para o bom funcionamento do veículo no trânsito é com certezas as luzes, tanto internas como externas, e seu sistema elétrico. Então saiba que se algo estiver errado no momento da revisão automotiva e não for possível reparar vai ser necessário substituir.

 

3. Água do radiador

 

Apesar de a água e o fluído do radiador terem uma longa vida útil, é importante estar sempre atento. Isso porque se o nível estiver baixo seu veículo poderá superaquecer.

 

4. Troca de óleo

 

Mais um componente que deve ser verificado regularmente é o nível de óleo do motor, já que é ele que garante o bom funcionamento do motor e de outras peças. Por isso, sua troca precisa ser conforme o que o fabricante do veículo indica.

 

5. Sistema de embreagem

 

Certamente esse é mais um item que merece atenção na revisão automotiva. Isso pois, quanto mais manutenção preventiva tiver no seu sistema de embreagem, maiores são as chances de evitar reparos nesse sistema.

 

Portanto se você quer economizar, já que essas são peças consideradas caras, mantenha essa revisão sempre em dia. Inclusive, tenha em mente que a qualidade das peças interfere na sua vida útil.

 

6. Fluido de freio

 

O chamado fluido de freio é o que passa o comando do pedal as rodas. Por isso é preciso atenção nesse item para evitar acidentes.

 

7. Sistema de freios

 

Igualmente importante ao fluido está todo o sistema de freios, já que ele é o responsável pela segurança do seu veículo. Então é preciso verificar a cada revisão automotiva.

 

Como o sistema de freios são ligados a muitos outros sistemas do seu veículo a vida útil de cada peça depende de outra. Por isso é importante estar sempre atento para evitar estar sempre trocando peças ao invés de mantê-las em bom estado de conservação pelo maior tempo possível.

 

8. Suspenção e amortecedores

 

Certamente uma das áreas que mais sofrem no dia a dia é a suspenção e amortecedores. Isso porque as vias públicas são diversas vezes esburacadas e em condições não tão boas assim.

 

Então, para manter os pontos de fixação do seu veículo corretos é importante estar atento a esse detalhe na revisão.

 

9. Balanceamento, alinhamento e calibragem dos pneus

 

Por fim, um item essencial para o bom funcionamento do veículo é o balanceamento, alinhamento e a calibragem dos pneus. Por isso não apenas se contente ao aspecto externo dos seus pneus, pois eles podem parecer bons por fora e gastos por dentro.

 

Em todo caso, prefira ficar de olho a fim de garantir a estabilidade do seu veículo e mais segurança ao dirigir.

 

O que trocar na revisão de 10 e 20 mil km?

 

Certamente a revisão automotiva ajuda a reparar e manter a vida útil dos equipamentos do seu veículo. Mas todos eles têm um tempo de vida útil que precisa ser respeitado.

 

Por isso, dependendo da quilometragem você vai precisar fazer algumas trocas.

 

A cada 10km geralmente ocorre:

  • alinhamento e balanceamento;
  • substituição do filtro de ar do motor;
  • troca de óleo e a substituição do filtro de óleo;
  • mudança do filtro de combustível;
  • substituição do filtro do ar-condicionado.

 

Já com 20km além dos itens acima, o que terá que ser renovado são:

  • substituição do fluído de freio;
  • troca das velas de ignição;
  • substituição da palheta do para-brisa;
  • verificação do estado das coifas da transmissão e, se necessário, sua substituição.

 

Conclusão

 

De início você deve estar assustado com tanta coisa a ser verificada e o quanto essa revisão automotiva é importante para sua segurança e dos outros que estão no trânsito.

 

Mas é para isso que existem empresas especializadas, elas simplificam todo o processo e entregam o veículo em perfeitas condições. No entanto, fazer as revisões automotivas nos períodos indicados não excluem a verificação caso você note qualquer coisa errada.

 

Então para ajudar a garantir a sua segurança e a de outros no trânsito compartilha esse artigo com seus amigos e mantenha a informação e revisão em dia!

 



LEIA MAIS: