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RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
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Para todo tipo de empresa do setor automotivo, o planejamento de marketing é muito importante. E saber como fazer isso é fundamental.

Setor automotivo: Como divulgar minha empresa na internet e atrair mais clientes?

Publicado em 02/08/2021, por RK Motors

Para todo tipo de empresa do setor automotivo, o planejamento de marketing é muito importante. E saber como fazer isso é fundamental.

 

campanhas de marketing setor automotivo - rk motors

 

Trabalhar com marketing não é fácil, especialmente para quem não é da área. Por isso, é usual procurar na Internet dicas e tutoriais que apresentam informações básicas. Mas, é preciso levar em consideração que o que funciona em uma área pode não funcionar em outra. O que pode ajudar a vender comida, talvez não ajude vender carros, por exemplo.

 

Por essa razão, é importante saber como realizar o planejamento de campanhas de marketing no setor automotivo. Quer aprender como fazer? Se liga nos 6 passos abaixo e veja como melhorar sua divulgação!

 

1. Conhecendo sua persona

 

Persona é um perfil imaginário do cliente ideal para o seu produto. Suponha, por exemplo, que sua concessionária seja especialista em venda de carros baratos em Florianópolis. Seu foco, será portanto, a negociação pelo menor preço possível para o cliente.

 

Nesse sentido, sua persona pode ser algo como: “Renato, 45 anos, trabalhador assalariado e que tem um emprego fixo há muito tempo, mas seu salário não está em uma faixa mais elevada, ganhando entre R$2.000,00 a R$3.000,00 por mês.

 

Ele precisa de um carro para trabalhar, pois é representante comercial e anda muito pela cidade visitando muitos clientes diariamente. No entanto, não pode gastar muito para ter um automóvel e nem na sua manutenção ou consumo de combustível.

 

Sua persona também gosta de passar o tempo livre nas redes sociais falando com os amigos e interagindo em posts de futebol e de influenciadores automotivos”.

 

Nosso exemplo foi simplista, mas já tem tudo que precisamos saber sobre a persona: sua dor, seu objetivo e onde alcançá-la.

 

  • Objetivo: ter um carro para trabalhar;
  • Dor: não pode gastar muito na aquisição e nem na manutenção ou no combustível;
  • Onde alcançar: redes sociais, especialmente de influenciadores e de outros interesses.

 

2. Entendendo seu produto

 

Depois de definir sua persona, o próximo passo é situar como o seu produto interage com ele e como você será capaz de atender as demandas do seu potencial cliente.

 

Supondo que você tenha uma oficina mecânica especializada na reforma e customização de automóveis, certamente você vai ter que entender precisamente o que o seu produto é e como ele pode solucionar os problemas do seu cliente.

 

Dessa forma você será capaz de comunicar adequadamente o valor que o seu produto ou serviço tem para a persona. Quando você sabe exatamente o que o seu produto significa tanto no literal (por exemplo, “customização do automóvel”) quanto no subjetivo (“ter o carro mais chamativo da cidade”), é possível informar isso de forma precisa ao seu consumidor.

 

3. Definindo o atrativo para seu consumidor

 

Depois que você entender quem é o seu consumidor e como o seu produto pode ajudá-lo, é hora de concretizar estratégias para atraí-lo para a sua empresa. Na prática, a maneira mais comum de fazer isso no marketing automotivo é pela plataforma Google.

 

Afinal de contas, o Google além de ter cerca de 100 bilhões de buscas por mês, é fonte de pesquisa para todas as dúvidas ou escolhas, e grande parte delas são relacionadas a questões automotivas. Existem milhares de pessoas que pesquisam coisas como “qual carro comprar”, “comparativo entre Onix e HB20” ou outros termos semelhantes.

 

Ao gerar conteúdo que será ranqueado no Google, você pode atrair essas pessoas para o seu site e então iniciar um trabalho com elas até que elas virem seu cliente.

 

4. Montando estratégias

 

Atraí os potenciais clientes, e agora? Chegou o momento de montar estratégias de nutrição. Ou seja, táticas de conteúdo e informações que vão tirar as dúvidas dos leads e prepará-los para comprar com você.

 

Existem muitas formas de fazer isso, mas as duas melhores para o automotivo são as redes sociais e o e-mail.

 

5. Concretizando com um plano de conclusão forte

 

Ao final, você precisará de um forte plano para converter o lead qualificado e nutrido. Uma das melhores ferramentas para isso é o WhatsApp, utilizado por 99% dos brasileiros.

 

Com ele, você pode tirar dúvidas do seu lead, mostrar seus produtos e marcar um horário para que ele vá até o seu ponto físico pronto para fechar negócio. Tudo com agilidade e recursos audiovisuais.

 

Como você pode ver, não são necessários muitos recursos para atrair os melhores clientes para a sua área. Conhecendo um pouco mais dos elementos de publicidade você já consegue ter uma estratégia eficaz e conseguir bons resultados.

 

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