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Todas as fabricantes de caminhões registram grande crescimento em 2021

VW/MAN lidera vendas no setor de caminhões no semestre e Scania é a marca que mais cresceu em vendas

Publicado em 09/07/2021, por RK Motors

Todas as fabricantes de caminhões registram grande crescimento em 2021

vendas de caminhão em 2021 - rk motors

 

A falta de insumos para produzir, não foi fator impeditivo para as fabricantes de caminhões que operam no Brasil pararem de crescer. O primeiro semestre de 2021 registrou alta expressiva. Entre as sete marcas que venderam mais de 1.000 unidades no período, os porcentuais variam de 115% a 35% de aumento nos emplacamentos em comparação com o mesmo período de 2020, sendo que cinco registraram expansão menor que a média do mercado, que foi de 55% com 58,7 mil veículos vendidos, o melhor resultado semestral do setor desde 2014. O ranking foi liderado pela Scania e a Volkswagen/MAN ficou no topo.
 

Além de ter menos problemas para produzir, o que fez a Scania alavancar suas vendas foi o desempenho meteórico de sua nova geração de caminhões lançada em 2019. Após registrar volumes menores de venda ano passado, no primeiro semestre de 2021 a fabricante dobrou a quantidade vendida com o emplacamento de 7,8 mil caminhões, o que representou crescimento de 115% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa foi a maior alta porcentual do segmento, que trouxe também o maior ganho de participação entre todas as marcas, 3,7 pontos porcentuais, fechando o período com 9,6%.



Mesmo com seu crescimento exponencial, a Scania ficou em quarto lugar do ranking das marcas de caminhões mais vendidas do País, pois só participa com modelos pesados. Em seguida vem a rival Volvo, que além dos pesados também tem semipesados e conseguiu se manter na terceira posição da lista. A Volvo emplacou 9,4 mil unidades, em alta de 35,4% sobre o mesmo semestre de 2020, mas teve a maior perda de participação entre todos os concorrentes, descendo a 16%, porcentual 2,3 ponto abaixo do registrado há um ano.



No topo do ranking do primeiro semestre de 2021 está a VW/MAN com seus veículos fabricados em Resende (RJ) pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), que em 2020 após o lançamento da linha Meteor entrou com mais força no segmento de pesados, atualmente o maior e mais rentável com 52% das vendas. Ao mesmo tempo, a VW manteve sua liderança entre os modelos médios e semipesados com as famílias Delivery e Constellation. Emplacou no total 18,2 mil unidades, o que significou um crescimento de 52,6% sobre o primeiro semestre de 2020, com domínio de quase um terço do mercado brasileiro de caminhões, fechando seis meses com participação de 31%, meio ponto porcentual abaixo do ano anterior.



A Mercedes-Benz segue na vice-liderança do mercado de caminhões neste semestre, atrás apenas da VW com 17,2 mil unidades vendidas, em alta de 48%, pouco abaixo da média do mercado (52%), o que resultou em perda de 1,4 ponto de participação, declinando para 29,4%. A liderança da marca nos modelos semileves e leves não foi satisfatória para equilibrar vendas menores nas faixas de mercado que mais crescem no País, principalmente na concorrência dos pesados, onde a boa performance do novo Actros, por poucas unidades, ficou atrás de Volvo e Scania no período.



A Iveco manteve no primeiro semestre a quinta colocação no ranking. Em seis meses 1,8 mil caminhões, de todas as categorias, foram emplacados no País, o que representou forte aumento de 94% sobre o mesmo período de 2020, o segundo maior entre as marcas que venderam mais de mil unidades. Com isso, a Iveco conquistou mais 1,2 ponto de participação, agora tem quase 6% das vendas.



A DAF, também voltada para o segmento de pesados e semipesados com apenas dois modelos produzidos em Ponta Grossa (PR), vem mantendo bom desempenho com crescimento ano a ano. No primeiro semestre, vendeu 1,7 mil caminhões, em alta de 49% em comparação com os primeiros seis meses de 2020, o que assegurou a sexta posição do ranking com participação de 4,4%, praticamente igual ao ano anterior.



Finalizando a lista das marcas de caminhões que venderam mais de mil unidades no primeiro semestre, aparece a Ram, que participa com a picape de grande porte 2500, tão grande que no Brasil é classificada como um caminhão semileve. Vinda do México, a Ram 2500 teve 1.088 emplacamentos registrados nos últimos seis meses, o que representou um aumento de crescimento de 35,5% no período de 2020 e participação de 1,8% no mercado brasileiro de caminhões, estável em relação ao observado há um ano.



Uma curiosidade do ranking é a Ford, que apesar de ter fechado sua fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo (SP) em 2019, ainda consta na nona posição do ranking, com 70 emplacamentos no semestre de algumas das últimas unidades que existiam em estoque. É provável que sejam as últimas entregas da fábrica. Até o fim de 2021 a marca deverá desaparecer do ranking com residuais de emplacamentos.

 

https://www.automotivebusiness.com.br/imagem/RankingCaminhao1S2021.jpg


 




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