Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Até os 18 anos e antes de comprar seu primeiro carro, um Ford Corcel, Zico fazia um trajeto de 28km todo dia de ônibus ou de carona até o centro de treinamento.

Zico relembra como comprou o primeiro carro, um Corcel verde

Publicado em 30/07/2021, por RK Motors

Até os 18 anos e antes de comprar seu primeiro carro, um Ford Corcel, Zico fazia um trajeto de 28km todo dia de ônibus ou de carona até o centro de treinamento.

 

estreia zico no profissional em 1971 - rk motors

 

Do Quintino, na zona norte do Rio de Janeiro, até a Gávea, na zona sul, numa distância de aproximadamente 28 km,  Arthur Antunes Coimbra, o Zico, percorria diariamente para chegar ao centro de treinamento do Flamengo. Antes de chegar aos 18 anos e comprar seu primeiro carro, um Ford Corcel, esse longo trajeto era feito de ônibus ou de carona.

 

Zico entrou nas categorias de base do Flamengo em 1967, aos 14 anos, e, em 1971, aos 18 anos, estreou no time profissional contra o Vasco, no Maracanã, com vitória rubro-negra por 2 a 1. Ele deu a assistência para o gol da vitória, marcado por Fio Maravilha aquele mesmo homenageado por Jorge Ben Jor.

 

Ontem, 29 de julho, completou exatos 50 anos dessa partida.

 

“Eu ia de Quintino até o CT do Flamengo de ônibus, ou de carona com quem morava perto de casa, como o meu companheiro de time Liminha. No ano que eu fiz a estreia pelo profissional do Flamengo, com 18 anos, tirei minha carteira de motorista e meu pai me ajudou a comprar o primeiro carro, um Corcel", conta.

 

O pai de Zico, José Antunes Coimbra, tinha um Aero Willys na garagem e resolveu vendê-lo para ajudar o filho a dar entrada no Corcel.

 

"Como ainda estava no início da carreira, eu tinha apenas uma ajuda de custo no Flamengo. Então meu pai me ajudou a dar entrada no Corcel e fui pagando todas as prestações. O carro era verde, um verde Palmeiras, então eu não gostava muito da cor dele", conta Zico dando risada e com bom humor.

 

Por ser uma versão de entrada do cupê, e sem muitos dotes, Zico gostava de ir até uma loja de acessórios perto de sua casa para incrementar o veículo. Entre as mudanças, estão os frisos pretos e um toca-fitas. O Corcel tinha motor 1.3 quatro cilindros que gerava 68 cv e 10,4 kgfm.

 

Nos dois anos que ficou com o Corcel, Zico guardou bons momentos. Ele lembra dos passeios pela noite do Rio de Janeiro com sua então namorada Sandra — com quem é casado hoje e tem três filhos — e algumas situações engraçadas, como em um posto policial perto de sua casa.

 

"Um policial já tinha multado todos os meus irmãos por problemas nos documentos. Só faltava eu. Ai passei lá um dia com o meu Corcel e fui parado. Quando o oficial pediu os meus documentos, fiquei enrolando para pegar e ver qual seria sua reação. Quando ele já estava todo sorridente que ia me multar, eu mostrei os documentos em dia e ele ficou vermelho de nervoso por não dar a multa e me dispensou", relembra feliz.

 

Ao assinar seu primeiro contrato com o Flamengo, em 1973, aos 20 anos, Zico quitou todas as suas prestações do Corcel e comprou um Chevrolet Chevette.

 

"A General Motors lançou o Chevette em 1973 e me chamou para ser garoto propaganda de uma concessionária perto de Quintino. Ai eu vendi o Corcel e peguei um Chevette azul", relembra Zico.

 

Os anos foram passando e a então promessa do Flamengo virou uma das maiores lendas do futebol mundial. E sua relação com carros sempre foi intensa. A mais marcante foi com o Toyota Celica que ele ganhou de troféu ao ser o melhor jogador do Mundial de Clubes de 1981, após o Flamengo derrotar o Liverpool por 3 a 0, em Tóquio, no Japão.

 

E foi também em solo japonês, na etapa final de sua carreira, que ele viveu uma das situações mais inusitadas com carros. Zico relembra que quando foi jogar do Kashima Antlers — time que é atual diretor técnico — os jogadores só podiam andar de carros da Mazda.

"O Kashima era patrocinado pela Mazda e quando cheguei lá ganhei um carro da marca. A gente só não podia andar com carros da Mitsubishi porque a montadora é dona do Urawa Red, que é o maior rival do Kashima até hoje", relembra.

 

O Urawa Red foi fundando em 1950 e até 1992 sempre teve a palavra "Mitsubishi" no nome do time. Inclusive, de 1990 a 1992, o nome do time era apenas "Mitsubishi Motors".

 

Zico guarda muitas recordações de seus carros, seja no Brasil ou do outro lado do mundo. O Celica é o mais famoso por representar o maior momento da história do Flamengo. Mas, o Corcel é tão especial quanto, pois marcou o início de uma carreira brilhante e contou com a ajuda do seu pai para ser adquirido. "Esse Corcel marcou a minha vida," finaliza.

 

primeiro carro do zico corcel - rk motors

 




LEIA MAIS: