Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Blumenau reserva um charme germânico desde as suas edificações, pratos, cervejas e muito mais!

O que fazer em Blumenau? A capital nacional da cerveja

Publicado em 18/06/2021, por RK Motors

Blumenau reserva um charme germânico desde as suas edificações, pratos, cervejas e muito mais!

prefeitura de blumenau foto prefeitura de blumenau rk motors

 

Não seria exagero dizer que a cerveja é uma das paixões de boa parte dos brasileiros. Aos amantes dessa bebida, uma boa dica de viagem é conhecer Blumenau, a "capital nacional da cerveja".

 

A cidade, de cerca de 360 mil habitantes e clima subtropical, tem localização no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e conta com uma série de atrações ao turista. A mais conhecida delas, certamente, é a Okotoberfest, uma festa com tradições germânicas que acontece aos outubros.

 

Que tal conhecer mais sobre ela?

 

O que fazer em Blumenau?

 

Aproveitar a Oktoberfest

oktoberfest blumenau foto instagram oktoberfest_blumenau rk motors

 

Não seria possível começar esta lista de outro modo, não é mesmo? A Oktoberfest de Blumenau é "apenas" a segunda maior de todo o mundo, ficando atrás apenas da festa que ocorre em Munique, na própria Alemanha.

 

Trata-se de um festival que reúne uma série de tradições germânicas, como músicas, roupas, comidas e a famosa cerveja. Relembrando sua história, ela teve início em 12 de outubro de 1810, em Munique, com o casamento do rei Ludwig I com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

 

Corridas de cavalo foram promovidas e chopps e vinho foram servidos à população, que assistiu ao festejo que voltou a acontecer nos anos seguintes. A partir daí, novos elementos surgiram, formando o que conhecemos hoje como Oktoberfest.

 

A Oktoberfest de Munique, aliás, já passou por mais de 200 edições e é o maior festival de cerveja do mundo. No Brasil, ela teve início com os imigrantes alemães que fugiram das guerras mundiais e se alocaram nos estados do Sul.

 

Blumenau, aliás, é uma das principais colônias alemãs do país. Em 1983, uma enchente no rio Itajaí-Açu derrubou parte da cidade e os moradores decidiram apostar na Oktoberfest para alavancar a economia. Logo no ano seguinte, a festa estreou na cidade e hoje já atrai cerca de meio milhão de pessoas por ano.

 

Conhecer o Museu da Cerveja de Blumenau

enchendo copo de cerveja eisenbahn foto do instagram eisenbahn rk motors

 

Honrando o título de "capital nacional da cerveja", Blumenau possui o Museu da Cerveja. Esse título, aliás, é fruto da Lei 29, de 2016, que o então presidente Michel Temer sancionou.

 

Mas, voltando ao Museu da Cerveja, trata-se de um lugar que possui uma exposição com a história da bebida e como se dá a sua produção. Além disso, ele expõe objetos que possuem relação com a bebida, como peças das cervejarias Feldmann e Brahma.

 

Se já não bastasse, ainda oferece amostras de malte claro e escuro, bem como de lúpulo, ingredientes da cerveja e também fala sobre a Oktoberfest. Vale lembrar que é um museu pequeno e o seu passeio é bem rápido, mas o suficiente para encher os olhos e aguçar aquela vontade de tomar uma cerveja gelada.

 

Vale lembrar que o Festival de Cerveja de Blumenau costuma ocorrer durantes os meses de março. Trata-se do maior evento cervejeiro do Brasil e da América Latina, reunindo as principais cervejarias do país.

 

Não podíamos deixar de mencionar que Blumenau também é a terra de ótimas fábricas de cerveja e chopp aqui no Brasil, dentro as quais podemos destacar:

 

- Cervejaria Eisenbahm: Fundada em 2002 em Blumenau, a Eisenbahm é uma cervejaria brasileira que tem alma alemã. Todas as cervejas da empresa seguem à risca a Lei Alemã da Pureza. Em 2005 foi a primeira cervejaria nacional a ser reconhecida no exterior. Atualmente a marca possui diversos estilos, gostos, sabores e rótulos, e é dona de diversos prêmios nacionais e internacionais.

- Cervejaria Bierland: É uma das cervejarias artesanais que está a mais tempo estabelecida na região do Vale da Cerveja.  Seu nome é uma homenagem ao município em que está localizada. Traduzido do alemão significa “Terra da Cerveja”. Suas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, tais como alemã, belga, inglesa e norte americana, acrescidas de uma dose de criatividade e ousadia que traz personalidade a cada uma delas. São fatores como estes que fazem da Bierland uma das cervejarias mais reconhecidas do Brasil, sendo premiada com mais de 120 medalhas em competições nacionais e internacionais.

- Wunderbier: Nascida na cidade de Blumenau/SC em setembro de 2007, a Cervejaria Wunder Bier produz os chopes desenvolvidos pelo mestre cervejeiro Fábio Steinbach. Estilos de cervejas Wunderbier: Lager-Hell, Hefe-Weizen, Scharwzbier, WeinBier, Premium, Red Lager.

- Cerveja Blumenau: Uma cidade apaixonada por cerveja só poderia dar nome a uma cerveja apaixonada por uma cidade. A Cerveja Blumenau é a soma da tradição na produção da bebida com o desejo de levar uma experiência diferente para cada um que abrir essa garrafa.

 

Desfrutar da gastronomia de Blumenau

comida tipica blumenau foto por instagram @oktoberfest_blumenau rk motors

 

A gastronomia é um dos pontos altos de Blumenau. A cidade possui pratos da Alemanha em seus cardápios e conta com ótimos restaurantes para atender aos mais diversos turistas.

 

Já comeu, por exemplo, marreco recheado com purê de maçã? Pois bem, esse é um dos pratos que você pode encontrar na cidade catarinense. Além disso, joelho e costeleta de porco, salsichas e chucrute também são recomendados. E claro, não podia faltar os diversos pratos com a famosa linguiça Blumenau.

 

Se já não bastasse, a cidade também possui bons restaurantes para o preparo de massas, já que também há influências italianas. Vale a pena, portanto, pesquisar bem antes de um almoço ou de um jantar.

 

Passear pelo Parque Vila Germânica

Parque Vila Germânica em blumenau foto por www.emporiovilagermanica.com.br rk motors

 

Sem dúvida alguma, o Parque da Vila Germânica é uma das atrações mais belas de Blumenau. Trata-se de um dos principais pontos turísticos da cidade, o lugar em que recebe, todos os anos, a Oktoberfest.

 

Aberto ao longo de todo ano, o Parque da Vila Germânica recebe os visitantes com pratos deliciosos, cervejas e muito artesanato. Por lá, o visitante pode encontrar roupas típicas da Alemanha e canecas de chopp, bem como cafés.

 

Ah, vale lembrar que o lugar também recebe a festa Magia do Natal, já que funciona como um grande centro de convenções. Não há turista que não passe pelo Parque da Vila Germânica ao viajar para Blumenau.

 

Visitar a Vila Itoupava

Vila Itoupava em blumenau foto prefeitura de blumenau rk motors

Outro belo ponto turístico de Blumenau é a Vila Itoupava. Mais distante do centro, a cerca de 25 quilômetros, ela é um belo exemplar da arquitetura alemã, com belas construções.

 

Ao seu redor, há morros e vales que colaboram para formar uma paisagem encantadora. Além disso, os pouco mais de 7 mil moradores da região preservam alguns costumes da tradição alemã.

 

Divertir-se no Parque Aquático Ponta do Sol

Parque Aquático Ponta do Sol blumenau foto por facebook Parque Aquático Ponta do Sol rk motors

 

Se acaso você viajar a Blumenau durante a primavera ou o verão, vale muito a pena conhecer o Parque Aquático Ponta do Sol.

 

Estamos falando de um lugar excelente para famílias, aliás. Lá, você pode fazer um churrasco, por exemplo, já que a estrutura conta com churrasqueiras.

 

Do mesmo modo, se deliciar com as comidas do restaurante e da lanchonete. Com fundação em 1994, o parque conta com piscinas para adultos e crianças, tobogãs, bem como quadra de esportes e playground.

 

Conhecer o Museu da Família Colonial

Museu da Família Colonial blumenau foto prefeitura de blumenau rkmotors

Por fim, sugerimos uma visita ao Museu da Família Colonial. O local, que possui mais de 6 mil peças, entre móveis, vestimentas, acessórios, utensílios domésticos, maquinários históricos e objetos pessoais, conta a história da colonização de Blumenau. Tudo muito bem conservado.

 

Suas estruturas datam de 1858 e 1864 e são reconhecidas como as mais antigas edificações da cidade. Peças do uso cotidiano dos imigrantes fazem parte do acervo. Na residência de 1864, aliás, viveu o sobrinho do Dr. Blumenau, Victor Gaertner.

 

Aos fundos, aliás, está o Parque Horto Botânico Edith Gaertner, uma grande área verde que conta com a Mata Atlântica, além de trilhas, cachoeiras, nascentes e uma piscina com água corrente.

 

Precisa reservar um hotel? Reserve pelo BOOKING. Precisa alugar um carro? Reserve pela LOCALIZA!

 

CONFIRA mais fotos dessa incrível cidade:

teatro carlos gomes em blumenau foto prefeitura de blumenau rkmotors

regiao central e igreja matriz blumenau foto prefeitura de blumenau rkmotors

ponte dos arcos blumenau foto prefeitura de blumenau rkmotors

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: