Rk Motors
0
0
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Descubra quais são os melhores passeios, restaurantes e hotéis que Brusque oferece aos turistas. Também conheça um pouco de sua história!

O que fazer em Brusque? A cidade dos tecidos

Publicado em 04/07/2021, por RK Motors

Descubra quais são os melhores passeios, restaurantes e hotéis que Brusque oferece aos turistas. Também conheça um pouco de sua história!

 

Praça Sesquicentenário brusque

 

Com toda certeza, Brusque é uma das cidades mais encantadoras de Santa Catarina. A "cidade dos tecidos", como é conhecida, está na região do Vale do Itajaí, possui mais de 130 mil habitantes e sua fundação é obra de colonos alemães, em 1860.

 

O apelido, aliás, não é por acaso. Brusque possui várias e várias fábricas têxteis e confecções, que se destacam no cenário têxtil nacional. Além disso, também possui muitas metalúrgicas em seu território, fornecendo peças para o setor automotivo e diversos outros setores.

 

Desse modo, já dá para perceber que estamos falando de uma cidade muito importante para Santa Catarina, não é mesmo? Afinal, sua cultura é rica e sua economia é sólida. Que tal, então, conhecer o que há de mais interessante para um turista em terras brusquenses?

 

Os melhores passeios em Brusque

 

Parque Zoobotânico

parque Zoobotânico brusque

 

Um dos principais pontos turísticos de Brusque, sem dúvida alguma, é a Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque. Funcionando desde 1992, o local está na região central da cidade e possui uma área de 120 mil metros quadrados, com mata nativa e recintos de exposição de fauna.

 

Aves, répteis, mamíferos e espécies exóticas passeiam por esses recintos; além disso, há mais de 450 animais por lá. Trata-se, portanto, de um belo local para visitar junto à família e amigos.

 

Todos os anos, a Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque recebe cerca de 40 mil alunos, da cidade, de outras regiões de Santa Catarina e do Brasil, por meio de um programa de educação ambiental. Do mesmo modo, o objetivo da iniciativa é promover a consciência cidadã sobre o papel do indivíduo no meio ambiente.

 

Praça Sesquicentenário

Praça Sesquicentenário brusque

 

Quem passa por Brusque deve conhecer a Praça Sesquicentenário. Com localização no centro da cidade, ela conta com espaços para pessoas de todas as idades.

 

Há jardim, chafariz, uma pista de patinação, um pequeno parque de diversão infantil, uma quadra poliesportiva, uma quadra de tênis, uma pista de esportes radicais. Esta pista e estas quadras, inclusive, existem desde 2013, quando inauguraram um novo módulo

 

Além disso, há no local o Ponto de Leitura da Praça Sesquicentenário, que foi inaugurado em 2011. Com internet gratuita e aberta a praça é palco de diversos eventos e atrações. Do mesmo modo, é um ótimo lugar para quem deseja fazer caminhadas, apreciar a paisagem e conversar com amigos.

 

Parque Leopoldo Moritz

Parque Leopoldo Moritz brusque

 

Outro belo ponto turístico de Brusque é o Parque Leopoldo Moritz. Também chamado por "Parque da Caixa D'Água" e no Centro da cidade, ele conta com árvores, cadeiras de balanço, redes, parques infantis e até um espaço zen ao longo de sua extensão.

 

Da mesma maneira, o Parque Leopoldo Moritz possui quatro quiosques, dois deles com churrasqueiras. Os visitantes, aliás, podem usar esses quiosques de modo gratuito.

 

O parque também possui uma réplica do avião North American T-6D, modelo que possui capacidade para dois tripulantes. Exemplares desse avião estiveram à disposição da Força Aérea Brasileira durante missões de bombardeio, tiro, patrulha, treinamento avançado e mais.

 

Desde 1960 servindo como ponto de encontro para moradores da cidade, o Parque Leopoldo Moritz possui uma área com aproximadamente 22 mil metros quadrados. Além disso, ele possui bromeliário, orquidário, lagoa com peixes, roda d'água e ponte pênsil. Um bom lugar para visitar, não?

 

Parque das Esculturas

parque das esculturas brusque

 

Sem dúvida alguma, o Parque das Esculturas Ilse Teske é um lugar que todo turista deve conhecer em Brusque. Com localização próxima ao Mont Serrat, ele está nas margens da rodovia Antônio Heil e bem próximo do Pavilhão da Fenarreco, sobre a qual vamos falar no decorrer deste texto.

 

Mais uma vez, temos uma bela opção de passeio para quem quer conhecer o município catarinense. Lembrando que ele está aberto diariamente, entre 9h e 21h, e sua entrada é gratuita.

 

Em seu acervo, há cerca de 100 obras (60 estão em praças, logradouros e outros pontos turísticos), esculpidas em mármore, de diferentes artistas do mundo, como Giò Pomodoro, da Itália. Há, aliás, peças de Oscar Niemeyer, grande arquiteto brasileiro que projetou Brasília, como também do artista plástico Amílcar de Castro.

 

O Parque das Esculturas possui uma área de aproximadamente 23 mil metros quadrados e existe desde 2001. Os visitantes podem circular pelo espaço com liberdade, sem um roteiro pré-definido. Além disso, podem tirar fotos das obras e até mesmo fazer piqueniques nos dias de sol.

 

Desde a sua criação, diversos escultores já expuseram suas obras no local. Por fim, o Parque das Esculturas está aberto ao público desde 2014.

 

Observatório Astronômico de Brusque

Observatório Astronômico de Brusque

 

Pois bem, chegamos a mais uma boa opção de passeio para quem decide visitar Brusque. Trata-se do Observatório Astronômico da cidade, que existe desde 1979 e está localizado no Convento Sagrado Coração de Jesus, na região central.

 

Popular e famoso na região, o Observatório Astronômico acabou impulsionando a criação do Clube de Astronomia de Brusque em 1988. Isso porque estudantes e a comunidade local, em geral, demonstraram muito interesse pelas atividades que o Observatório desenvolve.

 

Estamos falando de um local que costuma receber escolas e oferece uma programação extracurricular. Aberto ao público aos segundos e terceiros sábados de cada mês, das 20h à meia-noite, ele possui entrada gratuita. O Clube de Astronomia de Brusque, aliás, realiza atividades de observação e realiza reuniões nesses dias.

 

Fenarreco

fenarreco brusque

 

Lembra-se de que falamos, há alguns parágrafos, sobre a Fenarreco? Pois bem, trata-se da Festa Nacional do Marreco, a maior festa de Brusque e uma das maiores de Santa Catarina.

 

Com uma gastronomia de dar água na boca, a Fenarreco tem muito chopp gelado e acontece ao som de músicas alemãs. Como o nome já entrega, seu principal prato é o marreco, recheado com repolho roxo.

 

No entanto, quem participa também pode saborear o eisbein (joelho de porco), salsichas diversas, petiscos alemães e o marreco crispy. Do mesmo modo, os chopps são diversos, em pilsen, weiss, bock e também de vinho.

 

Brincadeiras tradicionais também animam a festa. A corrida do tamanco, a serra-serrador e a corrida do saco, por exemplo, são algumas delas.

Além disso, há a presença de grupos folclóricos que celebram a tradição germânica dos imigrantes. Ao todo, são 11 dias de festa. Sempre começando às 11h e acabando só durante a madrugada. Portanto, vale ou não a pena conhecer?

 

Onde comer e beber em Brusque

 

Brusque reserva ótimas opções de restaurantes, lanchonetes, churrascarias, choperias e panificadoras. Qualquer turista que decidir conhecer a cidade dos tecidos vai ser bem recebido.

 

Cerveja e comida caseira

restaurante vô joão brusque

 

A Choperia Zehn Bier, por exemplo, possui cervejas com base de água, malte, lúpulo e levedura. Ou seja, seguindo a Lei de Pureza Alemã, de 1516. Ela conta com oito rótulos em seu menu e possui um processo de produção rigoroso, mantendo o padrão de qualidade.

 

O Restaurante Vô João, por sua vez, existe desde 1985 e busca agradar os mais diferentes paladares. Muito além de um prato, o estabelecimento oferece uma experiência única para cada cliente, com base no mais alto requinte culinário.

 

Churrasco e cozinha internacional

churrascaria paloschi brusque

 

Também podemos citar a Churrascaria Paloschi. Com um ambiente descontraído e ideal para sair com amigos e familiares, ela oferece peças de carne no espeto, bem como pratos típicos da região, sobremesas deliciosas e acompanhamentos diversos.

 

Já o Villa Zitri Restaurante possui uma cozinha internacional, cujo buffet vai de saladas a sobremesas finas. Seu espaço, aliás, é climatizado e também oferece descontração aos visitantes.

 

Hambúrguer, comida japonesa e pizza

tsurus sushi brusque

 

O Cako Lanches é outro lugar que todo turista deve conhecer ao visitar Brusque. Com mais de 45 anos de história, a empresa possui um cardápio variado, que oferece hambúrgueres artesanais, tradicionais, vegetarianos, low carbs e mais.

 

Em se tratando de comida japonesa, a indicação é o Tsurus Sushi. Surgindo em 2006 no mercado, trata-se de um dos mais renomados restaurantes da cidade, já que sempre prioriza a qualidade de seus pratos. Com cardápios à la carte e festival, a casa também oferece reservas e atende eventos.

 

Já sobre as pizzas, uma das melhores da cidade é Pizzaria Johnny Chico’s, que conta com um serviço rápido e massas deliciosas, ela conta com uma grande variedade de sabores e é muito querida tanto pelo público local quanto pelos turistas.

 

Café

sassipan brusque

 

Quem não ama um café, não é verdade? Para a sua sorte, em Brusque se encontram ótimas opções.

 

A Sassipan Panificadora, por exemplo, oferece um belo café, bem como salgados, pães quentinhos e até mesmo almoço.

 

Já a Tomasi Panificadora conta com uma variedade de pães, frios, bolos, tortas e lanches. Além disso, oferece produtos sem lactose e sem glúten.

 

Por fim, a Panificadora Zen existe desde 1954 e serve pães, tortas artesanais, bolos, cafés, sanduíches e pratos executivos. Pode visitar as três, hein?!

 

Hotéis

hotel monthez brusque

 

Vamos indicar quatro opções de hotéis em Brusque. Cabe a você, então, decidir qual vai te receber.

 

O Hotel Monthez tem nota 8,6 no Booking e possui quadra de tênis, academia, assim como piscinas ao ar livre e coberta. Com localização privilegiada, ele está em meio a uma mata e a 40 quilômetros do Aeroporto Internacional de Navegantes.

 

Já o Hotel Gracher tem nota 8,4 no Booking, fica no no Centro, tem mais de um século de tradição, e apartamentos climatizados, com TV por assinatura, mini-bar, ducha a gás com aquecimento central, telefone, internet wireless, secador de cabelos. Na diária, estão incluídos café da manhã e estacionamento no Shopping Gracher, anexo ao Hotel e Cinema 3D.

 

O Hotel Estação 101, por sua vez, tem nota 8,8 no Booking. Conta com restaurante em anexo, e esta próximo de Itajaí e do Aeroporto de Navegantes.

 

Por fim, o Tri Hotel Executive possui nota 8,9 no Booking, nota que sobe para 9,3 na avaliação de casais. Ele conta com piscina e academia completa, e fica a 41 quilômetros de Balneário Camboriú e a 55 de Itapema.

 

Compras

havan brusque

 

Vale lembrar que Brusque também oferece uma grande variedade de lojas para quem deseja fazer compras. Quer seja de roupas, calçados, acessórios e outros produtos. Prova disso é a Havan, a FIP e a Stop Shop.

 

Além disso, há shoppings atacadistas na região. Podemos citar, por exemplo, o All Shopping Atacadista, a Catarina Shopping e o Master Shopping

 

Turismo religioso

madre paulina nova trento

 

A região de Brusque também é um bom destino para quem tem fé. Um bom exemplo é a Colina Evangélica, ligada à Igreja Luterana e repleta de beleza.

 

O Santuário Nossa Senhora de Azambuja, por exemplo, é parada obrigatória para turistas. Trata-se de um ponto de peregrinação desde 1887 que conta com uma paróquia, um seminário, um museu e um hospital.

 

Enquanto isso, o Morro do Rosário possui os "15 mistérios de Rosários", que são distribuídos ao longo de sua extensão. No topo, o último mistério revela a coroação da Virgem Maria pela Santíssima Trindade.

 

Já a Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga possui um telhado frontal sobre a escadaria e suas pedras foram talhadas em Volta Grande. O fim de sua construção ocorreu em 1970, mas sua história tem raízes ainda na década de 1950.

 

A cidade também fica próximo de Nova Trento, cidade no qual fica o Santuário Santa Paulina, que é um complexo dedicado a primeira Santa do Brasil. A beatificação de Madre Paulina pelo Papa Joao Paulo II ocorreu em 18 de outubro de 1991.

 

Precisa reservar um hotel? Reserve pelo BOOKING. Precisa alugar um carro? Reserve pela LOCALIZA!

 

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 

Vídeo




LEIA MAIS: