Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Saiba como fazer esta viagem imperdível passando por paisagens paradisíacas do Maranhão ao Ceará!

Rota das Emoções: um incrível roteiro de 4x4 dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara

Publicado em 21/10/2021, por RK Motors

Saiba como fazer esta viagem imperdível passando por paisagens paradisíacas do Maranhão ao Ceará!

 

Rota das Emoções: um incrível roteiro de 4x4 dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara

 

O nordeste do Brasil possui belas praias e cenários paradisíacos que são o sonho de viagem para muita gente.

 

Já imaginou fazer uma das viagens de carro mais bonitas do Brasil, percorrendo 900km e passando  por um dos maiores cartões postais do nosso país?

 

No artigo de hoje, a RK Motors traz para você um roteiro completo para você percorrer a Rota das Emoções, atravessando os estados do Maranhão, Piauí e Ceará!

 

O que é a Rota das Emoções?

 

Rota das Emoções: um incrível roteiro de 4x4 dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara

 

A Rota das Emoções é uma rota turística criada em 2005, pelo Ministério do Turismo em conjunto com o SEBRAE, para estimular o turismo da região do nordeste e explorar alguns dos cenários mais paradisíacos do Brasil.

 

O roteiro que passa por paisagens exóticas, com muito sol, praias e dunas de areia, além de aproveitar o melhor da cultura, gastronomia, fauna e flora dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

 

A rota compreende a bela Praia de Jericoacoara, a praia de Camocim e Barroquinha no Ceará, passando pelas praias de Cajueiro da Praia, Luís Correia e pelos manguezais do Delta do Parnaíba no Piauí, além dos belíssimos Lençóis Maranhenses no estado do Maranhão.

 

O roteiro mais tradicional abrange no Maranhão as cidades de Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro do Maranhão e Tutóia; no Piauí as do Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba; e no Ceará as cidades e praias da Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz (Ceará), Jijoca de Jericoacoara e Trairi.

 

O projeto é feito por veículos 4x4 e se tornou um dos passeios mais procurados no país por brasileiros como também por estrangeiros, que são atraídos de todo o mundo para conhecer este destino único e deslumbrante.

 

Como fazer a viagem da Rota das Emoções de 4x4?

 

Rota das Emoções: um incrível roteiro de 4x4 dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara

 

Para fazer este roteiro o ideal é contratar alguma das empresas de Turismo que oferecem o passeio. Dessa forma você pode curtir toda a paisagem paradisíaca sem ficar se preocupando com a rota ou procurando locais no GPS ou mapa. Fazendo isso você fica livre para curtir e estar descansado para os dias seguintes diante do intenso sol do local.

 

Diversas empresas oferecem este passeio como as seguintes que você pode encontrar nas redes sociais: Baluarte Ecoturismo, Caetés Turismo, JJTur Tutóia, Vale dos Lençóis, EcoAdventure Tour, Natur Turismo, Quadri&Aventuras, Jeri Off Road, Jeri Vip Tur, Tribus Ecotrip, entre outras.

 

Outra dica é tentar procurar alguma empresa que faça o roteiro completo. Algumas dispõem de fazer o roteiro completo. Dessa forma você pode ir complementando o passeio com algumas atividades extras nos locais como passeio de quadriciclo, buggy, entre outros.

 

Rota das Emoções: um incrível roteiro de 4x4 dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara

 

Este passeio pode ser feito tanto saindo de Barreirinhas no Maranhão ou a partir de Jericoacoara no Ceará. Nossa sugestão é você fazer a partir de Barreirinhas/MA, chegando de avião pela capital São Luís e indo para Barreirinhas, que fica a cerca de 250km de distância. Algumas empresas já oferecem o transfer do aeroporto para o local de saída do passeio.

 

Portanto, deixaremos um passeio completo de 14 dias para você curtir esta viagem sem pressa, podendo aproveitar cada pequeno local e vilarejo para trazer um grande intercâmbio cultural somado ao inesquecível passeio.

 

Rota das Emoções: um incrível roteiro de 4x4 dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara

 

Maranhão

Dia 1: Chegada e primeiro dia com pernoite em São Luís/MA;

Dia 2: Transfer e pernoites em Barreirinhas (incluir os passeios pelo Rio Preguiças até a Comunidade do Marcelino);

Dia 3: Lençóis Maranhenses (programar para ver o nascer do sol nos Lençóis e visitar a Lagoa Azul e Lagoa Bonita);

Dia 4: Passeios pelo Rio Preguiças até Caburé

Dia 5: Saída de Barreirinhas e pernoite em Tutóia (passeios pelo Circuito Praias e Pequenos Lençóis de Tutóia)

 

Piauí

Dia 6: Ida a Ilha Grande/PI e pernoite em Parnaíba (incluir passeios pelo Delta do Parnaíba e Revoada dos Guarás)

Dia 7: Pernoite novamente em Parnaíba (fazer passeio de Quadriciclo pelos Lençóis Piauienses e pela Praia de Itaqui);

Dia 8: Saída de Parnaíba para Barra Grande (passeio pelas Praias do Litoral Leste do Piauí);

 

Ceará

Dia 9: Saída de Barra Grande para pernoite em Camocim (incluir paradas na Praia de Curimãs, do Bitupitá e no Pontal das Almas);

Dia 10: Passeio pelas praias e lagoas de Camocim e depois fazer o transfer para Jericoacoara (incluir a passagem por Tatajuba e Mangue Seco);

Dia 11: Últimos dois dias em Jericoacoara (conhecer a cidade e incluir passeios atrativos do local);

Dia 12: Transfer para Fortaleza (opção de seguir para o aeroporto ou aproveitar mais um ou dois dias para descansar em Fortaleza. Neste caso escolha uma das três praias principais da orla urbana: Iracema, Meireles ou Mucuripe).

 

Dicas essenciais

 

Rota das Emoções: um incrível roteiro de 4x4 dos Lençóis Maranhenses a Jericoacoara

 

• Saiba que é a melhor opção para este passeio é contratar um serviço de transfer 4x4. Se possível contrate uma empresa que já faça o trajeto completo.

• Existem empresas que fazem este passeio em 8 dias e 7 noites como a Brasil Planet. Os valores por pessoa atualmente estão custando R$ 3909,00, já incluindo as hospedagens com café da manhã, veículo, motorista e passeios acompanhados com guia local.

• Procure fazer esta viagem saindo de Barreirinhas como mencionado. Dessa forma você pode incluir os dois dias finais em Jericoacoara para descansar bem e curtir um pouco da cidade para depois retornar para o aeroporto em Fortaleza.

• A maioria destes passeios não incluem atividades locais. Caso opte, pode contratar passeios de buggy ou quadriciclo nos destinos para complementar sua experiência.

• A melhor época para fazer este passeio é de julho a setembro, que é o período onde os Lençóis Maranhenses estão no seu auge de beleza. Dessa forma você pode aproveitar para fugir um pouco do frio de outras regiões neste meio do ano para poder fazer um belo e ensolarado passeio pelo nordeste.

• Para encontrar hospedagens, faça uma pesquisa prévia pelo Booking. Lá eles possuem ótimos valores e dependendo da empresa de transfer, pode sair mais em conta você reservar as hospedagens pelo site e contratar apenas o serviço do veículo 4x4. Vale a pena pesquisar as duas alternativas para fazer este belíssimo passeio.

 

Curtiu nosso roteiro exclusivo de hoje? Então acompanhe nosso portal e fique atento a mais dicas de viagens para você aproveitar suas férias com sua família atrás do volante.

 

RK Motors – O seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: