Rk Motors
0
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
RK Motors - Tudo para seu carro, moto ou caminhão. O seu guia automotivo!
Descubra tudo que você precisa saber para fazer essa maravilhosa viagem de carro pela serra catarinense!

Vale Europeu: uma das viagens de carro mais charmosas do Brasil

Publicado em 26/10/2021, por RK Motors

Descubra tudo que você precisa saber para fazer essa maravilhosa viagem de carro pela serra catarinense!

 

Vale Europeu em Santa Catarina

 

Muitas pessoas tem a imagem de Santa Catarina como um estado com praias badaladas, cheia de gente jovem e mansões milionárias como as de Jurerê Internacional. Porém o estado abriga uma das mais incríveis rotas turísticas do Brasil.

 

Estamos falando de um roteiro repleto de história e cultura, que foram sendo escritas ao longo de décadas no sul do Brasil e hoje ainda permanece sendo preservada para quem quer conferir de perto ao visitar Santa Catarina.

 

A RK Motors traz para você um roteiro para você viajar de carro pelo Vale Europeu Catarinense - um dos destinos mais charmosos do país!

 

Vale Europeu: uma das regiões mais charmosas do Brasil

 

Vale Europeu em Santa Catarina

 

O Vale Europeu é um roteiro que abrange uma série de cidades do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A maior parte do roteiro é composta por cidades que foram colonizadas por alemães, italianos, poloneses e austríacos, que vieram de seus países diretamente para formar uma nova identidade em nosso país, trazendo também em grande parte suas famílias.

 

A rota turística do Vale Europeu é formada ao todo por 19 municípios. São eles: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Canelinha, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Major Gercino, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, São João Batista, Nova Trento e Timbó.

 

Um dos maiores atrativos da rota do Vale Europeu é - além da cultura e história envolvida na região – a arquitetura das casas e construções. O belíssimo roteiro passa por diversas estradas com paisagens que possuem casinhas no estilo enxaimel, construções centenárias, capelas, engenhos, plantações de arroz, morros, pinheiros, araucárias e até cavernas.

 

A região também é rica em diversidade de belezas naturais, como rios, riachos e cachoeiras, sendo inclusive uma das áreas com o maior número de nascentes de rio do país. Outro grande atrativo é a grande variedade de esportes que podem ser praticados na região, que vão desde caminhadas e trekkings, até rapel e canoagem. O roteiro também é muito famoso pelo Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, que passa por cerca de 9 cidades.

 

Como viajar de carro pelo circuito do Vale Europeu?

 

Vale Europeu em Santa Catarina

 

Chegando de avião para fazer o roteiro do Vale Europeu, o aeroporto mais próximo é o de Navegantes, a cerca de 55km da cidade de Blumenau. Também existem alternativas mais distantes como os aeroportos de Florianópolis (a 153 km), de Joinville (a 95 km) e Curitiba (a 215 km de distância).

 

Nossa dica é alugar seu veículo na Localiza do próprio aeroporto de Navegantes. Eles possuem diversas promoções para reservas antecipadas para você já iniciar sua viagem a partir do momento que descer do voo. O pacote, por exemplo, para reserva de um veículo do Grupo B (que comporta os veículos Fiat Mobi, Fiat Uno ou Renault Kwid) pela Localiza sai com diárias de R$ 63,70. Faça sua cotação aqui.

 

O roteiro de carro pelo Vale Europeu pode ser feito em 6 dias tranquilamente. Você pode estabelecer como locais-chave as cidades de Blumenau, Timbó, Pomerode e Nova Trento – e a partir delas você consegue ir visitando outros locais e cidades próximas sem precisar necessariamente se hospedar em cada uma. Reserve suas hospedagens pelo site Booking para economizar com suas promoções-relâmpago para os mais diversos tipos de hospedagens oferecidas.

 

As distâncias entre cidades do roteiro são bastante pequenas, variando entre de 20 a 60 quilômetros, sem necessidade de veículos 4x4 ou de perfil off-road. 

 

A região do Vale Europeu pode ser visitada a qualquer época do ano, porém há particularidades. Entre abril e meados de junho, por exemplo, chove bem menos em relação a outros períodos do ano, por ser outono. Se você deixar para ir no verão, esteja preparado para muito calor na sua viagem. A região fica bastante abafada neste período, e muitas pessoas aproveitam para descer e passar o verão no litoral para se refrescar um pouco. A primavera é certamente o período mais bonito para viajar pelo circuito do Vale Europeu. É nessa época quando o clima está bastante ameno e a vegetação está florescendo no auge da sua beleza.

 

Outra dica é aproveitar a viagem ao Vale Europeu para participar das festas e eventos típicos que acontecem anualmente na região. Alguns dos principais eventos são a Festa Pomerana (Pomerode em janeiro), Osterfest (Pomerode na época de páscoa), a Anima Italia (em Rio do Sul no mês de junho), a Festitália (em Blumenau no mesmo período), entre diversos outros. Isso tudo sem contar, é claro, da famosa Oktoberfest que movimenta anualmente a cidade de Blumenal, como também a Fenarreco em Brusque e a Marejada em Itajaí.

 

Quais cidades não podem ficar de fora da sua visita no Vale Europeu Catarinense?

 

BLUMENAU

 

Vale Europeu em Santa Catarina

 

A cidade é famosa por abrigar a famosa Oktoberfest – a maior festa alemã das Américas e a segunda maior do mundo, só perdendo para a edição que acontece na própria Alemanha.

 

Alguns dos pontos que você pode visitar na cidade é o Museu Hering (que preserva o acervo de documentos e objetos, contando a história da produtora e marca de roupas), o Cristais di Murano, o Museu da Cerveja, a Vila Germânica (o complexo temático onde acontece a Oktoberfest), e também a Vila Itoupava, que é uma comunidade nos arredores da cidade com belas paisagens e construções enxaimel onde muitas casas são tombadas pelo IPHAN.

 

TIMBÓ

 

Vale Europeu em Santa Catarina

 

A cidade de Timbó é uma ótima opção para você incluir como hospedagem durante o roteiro. Sua localização é estratégica, ficando em um local onde é possível visitar diversos outros atrativos do Vale Europeu Catarinense e depois retornar para descansar.

 

Alguns dos principais locais para você visitar na cidade de Timbó são as casas tombadas pelo IPHAN, como as casas Zimath, Radoll e Casa Reinecke. Para quem procura algo mais radical a sugestão é ir até o Morro Azul com seus 758 metros de altura, onde é bastante frequentado pelos praticantes do voo livre.

 

Em Timbó também se encontra o Complexo Turístico Jardim do Imigrante, com alguns atrativos como restaurante, ponte e cachoeira com roda d’água sobre o Rio Benedito. Outro local para apreciar a natureza é o belíssimo e charmoso Jardim Botânico de Timbó.

 

RODEIO

 

Vale Europeu em Santa Catarina

 

A cidade de Rodeio é famosa pela sua imigração de italianos, que muitos inclusive falam o dialeto trentino até hoje. É um município interessante de visitar para perceber as peculiaridades da cultura italiana em meio a uma região quase predominantemente de descendência alemã.

 

Algumas das principais atrações da cidade são o Museu de Usos e Costumes da Gente Trentina, a vinícola San Michelle, a estrada Picol Paradis (conhecida como Caminho das Hortências), e a imponente cascata O Salto – com sua queda d’água com 80 metros de altura, sendo um dos atrativos mais procurados da região para quem gosta de ecoturismo.

 

POMERODE

 

Vale Europeu em Santa Catarina

 

Pomerode é a cidade mais alemã do Brasil. Bastante procurada por quem quer conhecer melhor a cultura essencialmente alemã, esta pequena cidade fica a 30 quilômetros de distância de Blumenau. Possuindo pouco mais de 28 mil habitantes, o município abriga atualmente o maior acervo de construções de estilo enxaimel fora da Alemanha!

 

Os principais locais para você visitar em Pomerode é o bairro Testo Alto, onde possui mais de 300 casas de estilo enxaimel, sendo mais de 100 delas tombadas pelo Patrimônio Histórico. São mais de 300 casas distribuídas por todo o município. Boa parte delas, cerca de 50, está concentrada ao longo de 16 quilômetros no bairro Testo Alto, formando a chamada Rota do Enxaimel.

 

Para quem quiser aproveitar as festas temáticas locais pode encaixar sua viagem no período de janeiro para participar da tradicional Festa Pomerana, ou a Osterfest que acontece nos meses de março e abril.

 

Inclua também a visita à Casa do Imigrante Carl Weege, ao Restaurante Colonial Wunderwald e ao parque temático Vila Encantada – você não irá se arrepender!

 

E aí, curtiu nosso roteiro de hoje? Ficou com aquela vontade de viajar de carro? Então acompanhe nosso site e receba as melhores dicas de viagens para você aproveitar suas férias com sua família.

 

RK Motors – O seu guia automotivo!

 

ACOMPANHEM-NOS NAS REDES SOCIAIS:

• Canal do Youtube – Clique aqui!
• Instagram – instagram.com/rkmotors.com.br
• Facebook – facebook.com/rkmotors.com.br
• Canal do Telegram – Clique aqui!

 




LEIA MAIS: